Introdução sobre Yoga – Definição, Objetivos e Benefícios.

yoga INTRODUÇÃO

Oi,pessoal! É com muito prazer que eu venho participar do novo AB, trazendo para vocês um pouco do meu conhecimento sobre Yoga!
Muitas pessoas acham que praticar Yoga é ficar sentado em posição de lótus meditando, outras acham que Yoga é uma demonstração de ginástica acrobática, e ainda tem aquelas que acham que Yoga é uma religião.
Porém, Yoga está longe de ser uma dessas opções…

O que é Yoga???

Na verdade, Yoga é uma ciência, aliada à uma filosofia de vida, que se preocupa com natureza, e nos faz viver em harmonia com ela, melhorando assim o nosso estado físico, mental, psíquico e espiritual, e fazendo-nos perceber que não devemos buscar a felicidade em bens materiais ou no outro, mas sim, buscá-la onde ela sempre esteve…dentro de nós mesmos.

Ao praticarmos Yoga, buscamos o equilíbrio, a paz, a confiança, e em última análise, a felicidade. Uma vez que entramos na paz, confiantes em nós mesmos, não só em relação às coisas externas, mas também na avaliação de nossas próprias capacidades, fraquezas e potencialidades, terminamos por encontrar o equilíbrio. A felicidade é o resultado desse equilíbrio e integração com a natureza.

Com a prática, aprendemos a não nos preocupar apenas com a limpeza física, mas principalmente com a higiene mental. Temos o péssimo hábito de ficar controlando e medindo os outros, e o fazemos com o NOSSO “metro”. Criticamos os outros por seu comportamento, queremos modificar os mesmos e o mundo.

Mas como fazer isto, se não conseguimos ainda modificar a nós mesmos, corrigindo os nossos defeitos? Se conseguirmos vencer nossos defeitos, controlar nossas emoções e sentimentos, passaremos a ter paz e tranqüilidade.

O objetivo da Yoga é a vivência do processo. Assim, todos os exercícios, posturas, etc. devem ser executados. Porque quando vivenciamos uma dificuldade ou um problema, temos uma capacidade maior de assimilar o fato.
(por ex: posso explicar o que é dor, cientificamente numa palestra de várias horas, sem que os ouvintes entendam exatamente o que é a dor. Mas se eu bater com um pedaço de pau na canela do ouvinte, ele a entenderá em um segundo).

Portanto, precisamos vivenciar as coisas na prática e não apenas no intelecto, pois ao vivenciarmos as situações, aprendemos a conhecê-las e a avaliar nossas deficiências frente às mesmas, o que nos possibilita nos preparar para o futuro, assim podemos viver com mais tranqüilidade e até conviver com nossas fraquezas de forma mais normal, sem problemas, ou seja, sem sofrimento.

O sofrimento nada mais é do que o inconformismo com as coisas que acontecem conosco.

Durante as vivências (práticas), vamos aprendendo a ver apenas a realidade, sem criar ilusões, o que impede que venham a surgir as “desilusões”, pois estas são filhas daquelas.

Outro objetivo da prática de yoga, e o maior deles é controlar e dominar os nossos sentimentos e emoções. O grande problema é que nossos sentimentos e emoções são nossos “governantes” e não nossos “governados” como deveriam ser. Pois somos verdadeiros escravos dos mesmos. Pense no ambicioso que está sempre lutando para ter mais e mais, e não tem tempo de usufruir o que já possui, sendo sempre infeliz!

Ao vivenciarmos as posturas físicas, mudaremos nossa percepção do corpo. Aqui no ocidente, nos identificamos sempre mais com o corpo físico. Porém, a prática das posturas provocam lentamente alterações em nossas percepções, tanto físicas quanto psíquicas, fazendo com que nos conscientizemos de nossa verdadeira natureza, que é bem maior e “melhor” que o simples corpo físico.

Essa foi apenas uma pequena introdução sobre yoga, para vocês entenderem o verdadeiro objetivo dessa prática. Eu já pratico, e dou aula de yoga há mais de 10 anos, e posso afirmar pra vocês que pude sentir uma grande diferença física, emocional e mental em mim mesma, e nos meus alunos, a partir de alguns meses de prática.
Nos próximos encontros, falaremos de vários assuntos relacionados à essa prática, bem como estilos de yoga, respiração, meditação, posturas, e etc.

Querem ver mais sobre Yoga? Assistam-me neste vídeo AQUI.

 

NAMASTÊ !

Profª. Erika Naschpitz.
– Graduada em Ed. Física pela Universidade Gama Filho, RJ
– Pós-graduada em Anatomia Humana e Biomecânica pela Universidade Castelo Branco, RJ
– Formação em Shiatsuterapia pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental, RJ
– Estudos de Teoria e Prática em Hatha Yoga com o Mestre Orlando Cani (Copacabana,RJ), Prof. Hermógenes (RJ), e com o Mestre Pedro Tomelleri em SJC.

4 thoughts on “Introdução sobre Yoga – Definição, Objetivos e Benefícios.

  1. Erika, adorei as dicas! Yoga é muito bom mesmo! Eu tenho em casa livros do Prof. Hermógenes, mas por enquanto só estou na leitura, mas quero começar a fazer…ótimos ensinamentos!
    Beijos

  2. Pingback: Eu e o Roller Derby: Esporte, patins, atitude e hematomas - Conheça! | Acorda, Bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *