Hidratação é TUDO para manter e/ou recuperar a saúde dos cabelos, mas será que estamos hidratando os cabelos corretamente? Qual é o jeito correto de hidratar as madeixas?
É fato: lutamos constantemente contra o Vilão do Ressecamento. Por vezes Hidratamos, Hidratamos, Hidratamos e… NADA! Parece até que o cabelo é um caso perdido.
O que dizer então das Cacheadas? Cabelos cacheados travam uma guerra sem tréguas contra o ressecamento! Manter os caracóis devidamente hidratados pode ser mais complicado do que manter o amarelado longe do loiro. Por experiência (já fui platinada e tenho o cabelo cacheado), digo-lhes isso com convicção!
Muitos dos nossos probleminha capilares decorrem da hidratação inadequada e/ou insuficiente de nossas madeixas. Quem nunca aplicou Aquela máscara Reconstrutora Super-Uber potente pensando ser a solução derradeira e, pelo contrário, se deparou com o temido “efeito rebote”?
Não é à toa que o processo de Hidratação é a primeira etapa do cronograma capilar. Ela é a responsável por “preparar” os fios a fim de que eles recebam os demais tratamentos. Afinal, Conforme contei-lhes em “Cronograma Capilar Resumão Plus“, a fibra capilar possui apenas 8% de água e lipídeos. Imaginem o quão baixo fica este percentual se nos esquecermos de hidratar as madeixas?
Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos
Antes de levantar bandeira branca e render-se ao Vilão do Ressecamento, que tal pensar: Será que estamos hidratando da maneira correta?
Hidratação em Cabelos sujos e/ou com Acúmulo de Produtos.
O objetivo da hidratação é levar água para o interior do fio. Para tanto, o produto deve conseguir penetrar pela camada de cutículas. Se houver muita sujeira ou produto acumulado na superfície do cabelo, há pouca chance de qualquer substância hidratante chegar ao córtex capilar. Logo, a higienização prévia das madeixas é essencial para o sucesso de sua hidratação, seja ela feita por métodos No/Low Poo, Co-Wash, ou Shampoos convencionais.
Aplicar Manteigas ou Óleos como Hidratantes
Hidratar significa repor ÁGUA.
Com exceção de alguns óleos, como óleo de coco, jojoba e argan, os quais conseguem penetrar devidamente nos fios, óleos e manteigas vegetais se assentam do lado de fora das cutículas. Afinal, elas são substancias nutritivas VEDANTES (seladoras), e não hidratantes. Sua finalidade é manter a hidratação; não introduzi-la.
Caso seu cabelo esteja ressecado e você aplique óleos ou manteigas, o efeito será apenas de uma “maquiagem capilar”. Ainda pior: tais substâncias pesarão nos cabelos desidratados, tornando-os mais frágeis e suscetíveis à quebra.
Hidratar sem Selar
Produtos e substâncias hidratantes NÃO promovem os resultados esperados a menos que sejam selados (vedados) nos cabelos.
É necessário SELAR a hidratação nos fios, tanto na hora da aplicação quanto após hidratar. Caso contrário sua reposição hídrica literalmente “irá para o céu”. Afinal, a tendência da água é evaporar do cortéx, principalmente nos cabelos porosos.
[disclaim]Saiba mais sobre o assunto em: Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios.[/disclaim]
Ao aplicar alguma máscara de hidratação, utilize métodos de abafamento como toucas e toalhas umedecidas. Mesmo que as instruções não aleguem necessidade, experimente! O resultado será potencializado. Por quê?
Bom, o principal ativo das máscaras hidratantes é a glicerina e, como já escrevi em Cronograma Capilar No Poo, ela é um umectante natural, o qual “rouba” a umidade do ar a fim de “transferí-la” para o fio. Portanto, o próprio calor produzido ao abafar os fios potencilizará o efeito da máscara. Ademais, caso o clima de sua região esteja muito seco, a glicerina não abafada pode até causar um efeito oposto.
- “Kah, por que meu leave-in tem glicerina se isso acontece???”
Meninas, a glicerina é amplamente utilizada na indústria cosmética. Podemos encontrá-la em condicionadores, leave-ins e até em shampoos! Entretanto, em tais composições ela é combinada com substâncias seladoras (óleos, manteigas, silicones, parafinas, etc), além de estar presente em menor quantidade do que nas máscaras de hidratação (Bom, em tese… rs).
- “Kah, minha máscara de hidratação também contém óleos/manteigas/silicones/parafinas/etc. Por que então preciso abafar?”
As máscaras possuem composições balanceadas. Os ativos misturam-se e complementam-se (Bom, em tese…). Geralmente máscaras profissionais apresentam substancias tão processadas ao ponto de serem eficazes mesmo sem a necessidade de toquinha ou afins. (Já com os cremes de potão a história é oposta – Bom, em tese…).
Não é necessário abafar caso o fabricante não indique. Contudo, reitero: Experimente! No “abafamento” a glicerina é potencializada.
Por exemplo; provavelmente vocês já ouviram que fazer hidratações na sauna é excelente. Então, o efeito de abafar os fios é parecido! O calor, além de abrir as cutículas do fio, gera vapor d’água, o qual é “sugado” pela glicerina presente na máscara.
Ao enxaguar os cabelos, certifique-se de utilizar algum produto com propriedades “seladoras”, como leave-ins ricos em óleos e manteiga ou até mesmo silicones. Particularmente, prefiro produtos de origem vegetal aos silicones. Isso NÃO significa que os silicones sejam “ruins”, pelo contrário, eles formam uma película protetora sobre os fios e conferem sensação de sedosidade.
Isso também NÃO significa que tais produtos devam ser totalmente isentos de silicones em suas composições. Todavia, mesmo antes de adotar o No-Poo, sempre gostei de produtos cuja composição fosse além de uma combinação de silicones. Afinal, apesar do potencial selador, os silicones NÃO possuem poder de TRATAMENTO. Muitos “reparadores de pontas” são apenas “maquiadores de pontas”. Outros combinam silicones E ativos realmente reparadores, como óleos vegetais, vitaminas, extratos botânicos e até mesmo proteínas.
Hidratação Tardia e/ou Esporádica
Uma bela maneira de explicar este tópico é fazendo uma analogia com o nosso corpo. Quando chegamos ao ponto de sentir sede é porque a ausência de água já foi detectada pelo nosso organismo ANTES disso acontecer. Nossas madeixas também funcionam dessa forma. A falta de hidratação não é algo que ocorre num átimo. Ela vem acontecendo paulatinamente antes mesmo de notarmos seus sinais. Entretanto, diferentemente do nosso organismo, a hidratação dos cabelos não é algo cuja recuperação ocorre de imediato. Por isso DEVEMOS hidratar os cabelo ANTES que ele comece a apresentar sinais de ressecamento.
Dica¹: Caso seu cabelo esteja muito ressecado, experimente fazer diariamente algum processo de hidratação. Para tanto, não é necessário aplicar máscaras hidratantes todos os dias. Optar por condicionadores ricos em substâncias hidratantes (falei sobre as mesmas AQUI) e evitar utilizar shampoos sulfactantes diariamente são meios excelentes de manter as madeixas hidratadas. Nunca esquecendo, é claro, de finalizar o processo com leave-in seladores (ricos em óleos e manteigas vegetais) e/ou silicones (para que usa).
Dica²: Caso seus cabelos sejam porosos, experimente aplicar um “selante” após umidificá-lo. Dessa forma a hidratação será mantida no fio por mais tempo.
Condicionar Insuficientemente os Cabelos após o Shampoo
Hoje em dia falar de higienização com shampoo provoca até discussões. Mas é fato, o percentual de quem gosta ou adota métodos como o Co-Wash e o Low-Poo é mínimo. Seja porque nuca testou, seja porque testou e não se adaptou.
Acho engraçado, chega a ser paradoxal falar sobre a atuação dos shampoos. Você está com os cabelos cheios d’agua, porém também está simultâneamente removendo tanto a sujeira quanto os óleos naturais que ajudam a manter a hidratação.
Digressão: Morro de rir quando alguém fala em “shampoo hidratante”! Oras, a finalidade dos mesmos suplanta a hidratação. Há aqueles cujo potencial de limpeza é maior e há aqueles cujo o potencial de limpeza é menor. Logo, quanto menos oleosidade natural certo shampoo for capaz de remover algum shampoo, menos ele ressecará as madeixas. Entretanto, isso NÃO significa que ele esteja hidratando-as. “Shampoo Hidratante”, há-há-há.
Certifique-se de condicionar profundamente os cabelos depois higienizá-los com shampoos. E não esqueça dos “seladores”.
Utilizar Produtos de Styling como Hidratantes
Assim como o objetivo principal de produtos hidratantes NÃO é esculpir/moldar o formato de suas madeixas, o objetivo principal de produtos de styling (sprays, modeladores, ceras, géis, mousses, pomadas, etc.) NÃO é melhorar a saúde do cabelo. Eles podem “selar” a hidratação nos fios, porém NÃO acarretam hidratação.
Existem sim alguns produtos destinado à modelagem que contribuem para hidratação, mas a maioria não.
Produtos de styling líquidos, como os famosos “Leites de Pentear”, podem parecer um “fill-in” tentador quando você precisa de algo hidratante. Todavia, tais produtos geralmente contém álcool e óleo mineral, fato que desencadeará ressecamento dos cabelos a longo prazo.
Focar na Raíz ao invés das Extremidades
Creio que este tópico é auto-explicativo. Afinal, somos “carecas” de saber que as pontas do cabelo são mais secas e, portanto, mais suscetíveis à quebra.
A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não “viaja” o suficiente para cobrir todo o comprimento dos cabelo. Logo, a hidratação das extremidades é facilmente perdida, pois não há a mesma “barreira de oleosidade seladora” presente na áreas próximas à raiz dos cabelos.
É um erro pesar que isso só ocorre com cabelos cacheados.Certamente os caracóis sofrem BEM mais com a falta de oleosidade natural do que os cabelos lisos. Porém isso não significa que as madeixas “escorridas” sejam imunes ao fato. Principalmente se o cabelo for comprido.
Muitas mulheres reclamam de possuir raiz oleosa e pontas secas. Bom, está explicado o porquê.
Trabalhe o produto hidratante em seu cabelo dando ênfase ao comprimento e pontas. E, repetindo, NUNCA se esqueça de “selar” a hidratação após efetuá-la.
Esquecer do Mundo enquanto Hidrata o Cabelo
Quando estamos com uma toquinha na cabeça e afazeres múltiplos na agenda, é comum esquecermos de que há um produto agindo nos cabelos.
Embora existam máscaras de tratamento que indiquem longa permanência, como os tratamentos noturnos, os tratamentos de hidratação profunda necessitam de 30 minutos ou menos. Mais do que isso será prejudicial. O ideal é seguir as instruções. Os fabricantes determinam o tempo de pausa segundo o resultado de testes e pesquisas.
Confesso-lhes que ADOOORO permanecer com toquinha na cabeça por meia hora.Já notei que algumas máscaras oferecem melhores resultados no MEU cabelo quando prolongo o tempo de pausa especificado no rótulo. Contudo, isso não é uma regra.
Então, meninas? Será que sua máscara de hidratação realmente não funciona contigo ou será que você não a utiliza corretamente?
Ps: este artigo foi adaptado de uma publicação em inglês. Modifiquei BASTANTE, inclui informações e apontamentos (pois é, ficou 4 vezes maior! rs). Eis AQUI minha fonte de inspiração.
Atualização 08/08/2015 – Vídeo super especial: Como passar pela transição capilar, como tratar alergia no couro cabeludo, detox capilar natural, cosméticos orgânicos, reações à petroderivados, autoestima e muito mais neste bate papo com a especialista em cabelos cacheados Paula Breder! Inscreva-se no canal AQUI para não perder nenhuma das novidades, ein!
Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!
Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]
Leitura Sugerida:
– Tratamentos capilares: Descubra qual tipo seu cabelo precisa
– Truque rápido para Cabelos Cacheados: Técnica do Banho de Batismo
– O Guia do Cabelo Ruivo
– Cabelos Cacheados – Como esperar crescer sem entrar em crise
– Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano!
– Aprenda a Amar seus Cachos
– Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição.
– Teste: Seu Cabelo Cacheado Precisa de Ajuda? – Curly Girl Quiz
Ka, mais um dos seus posts incríveis.
Valeu messssmo pelas dicas
descobri que faço um monte de coisa errada, hahaha
bjooooo
Nanaaaa
que isso, todas nós quebramos a cabeça antes de descobrir os “como faz”…
Nesse sentido, o Mr. Google é uma grande aliado! rs
Beijos no coração, flor!
Perfeitoooo
agora eu sei porque faço hidrato e´nada!
vou prestar mais atenção nos seladores
as veses hidrato, o cabelo fica tão macio que nem uso leave in
mas logo depois fica ressecado denovo
então é por isso!!!!
gostei das dicas.
Beijão
Valeu, Fátima! ^.~
Pois é, florzinha, há várias pessoas que se esquecem do leave-in.
Principalmente se tiver cabelo liso e utilizar alguma máscara boa, rs.
Mas ele é nosso “selante” essecial!!!
Beijos mil.
Muito bacana, obrigada pelas dicas 🙂
Ana, Obrigada a você, flor!
^.~
Ka, amei o post, Completíssimo!!!!Dicas gold!!!!Bjos!!!Josy
Obrigada, Josy!
Espero ter ajudado ^.~
Beijosss
muito bom bem completo
Obrigada, Gih!!!
Oi Karina, bom post, muitas meninas dizem “meu cabelo odeia H” mas na verdade podem estar fazendo isso errado. Obrigada por ter citado meu post, quando ao “shampoo hidratante” eu uso esse termo, mas não quer dizer que o shampoo vá hidratar o cabelo, quer dizer que ele vai agredir menos, que contém agente condicionantes e blá blá blá, e não que ele vá de fato hidratar o cabelo. Beijos!!!!
Obrigada a voê, flor!
Sim sim, apesar de tudo, não temos como fugir do termo “shampoo hidratante”, rsrs
Bom, dizer “shampoo de inferior potencial agressor” seria complicado… rsrsr
Seu blog é ótimo, citá-lo é um prazer ^.~
Beijos no coração
Ka, q saudades da sua atençao. Blogueira de verdade é aquela q responde as duvidas das seguidoras! 😉
Olha, o q seria shampoo sulfactante?
Adorei seu post, sempre perfeito.
:*
Aline, que bom ver você por aqui, flor!!!
Obrigada pelo carinho. Já sabe, né: é só perguntar! rsrs
Flor, digo “sulfactantes” para shampoos que conténham algum ingrediente da família dos sulfos (shampoos com sulfatos)
Já ví também a expressão “surfactantes”. Mas surfactantes diz respeito aos ativos que “espumam”, e nem todos os “espulmantes” são sulfatos…
Bom, nem todos os sulfos são “agressivos”.
Para quem faz No/Low poo ou para quem prefere shampoos sem sulfatos os ativos a sere evitados são:
“Proibidos
Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate – SLES)
Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate – SLS)
Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
Ammonium lauryl sulfate (ALS)
Parcialmente liberados
– SODIUM LAURYL SULFOACETATE – Detergente ligado a familia dos sulfos
– DISODIUM LAURETH SULFOCCINATE – Detergente ligado a familia dos sulfos
Liberados
– SODIUM LAUROYL SARCOSINATE – Não é sulfato”
Beijos no coração
excelente! agora entendi a diferença com r!!! =D
rs
Fefa, com sinceridade, já ví o pessoal usando ambos os termos para os dois significados! Tanto que nem sei qual é certo ou errado… rsrsrs
Adotei a distinção acima, pois, “linguísticamente”, parece bem plausível. ^.~
Se estivesse escrevendo algo beeem formal, acho que o termo SURfactante seria mais correto. Porém, como escrevi acima, ele TAMBÉM trata de subatâncias espulmantes que não são sulfatos…
Enfim, nossa língua é linda e confusa! rsrsrs
beijos no coração.
Obrigada pela explicaçao Ka. Pode deixar q eu pergunto mesmo, pq vc sempre responde muito bem! Rrsrs
Bjkssss amore.
Post espetacular! Sem palavras para dizer o quanto vc arrasou!!!
Vou indicar seu blog para minhas clientes…
Já estou te seguindo…
Venha conhecer meu blog tb:
http://www.israelcompras.com
Bjks
Vivi
Vivi, Obrigada mesmo!
Minha linda, acabei de abrir seu blog e…
O QUE É ISSOOO???!!!! Tem TANTA coisa legal!!!!
Socorro!
Assim você acaba com o bolso desta Cosmétic Junkie! rsrs
Beijos no coração
Muito legal!!! Uma boa hidratação faz muita diferença. Não ligo para silicones, mas prefiro intercalar as máscaras que contém parafina com as sem parafina, apenas pq sinto que com o tempo pesa no cabelo. Tbm intercalo xampu com sulfato e sulfate-free, pelo mesmo motivo, a resposta nos cabelos! Fazendo isso e o crono, o cabelo está com uma outra realidade!
Ka, obrigada pelas dicas, adorei e anotei alguma coisa aqui! bjs
Obrigada a você, florzinha!
Fefa, você está certissíma!!!!
Ouvir as respostas do seu cabelo é bem melhor do que seguir Regras e Rotinas! ^.~
O Cronograma Capilar realmente salva a “vida cabelística” de muita gente! rsrs
Beijos Mil.
Ka, ainda bem que encontrei vocÊ!!!
meu cabelo agradece
amei
bjo
Obrigada, flor! ^.~
depois da mascara de hidratação pode usar o condicionador?
Florzinha, sempre aconcelho utilizar sim algum condicionado após máscaras de tratamento. Pois ele regula o ph dos fios e sela as escamas.
Tem genmte que não sente necessidade de usar.
Todavia, particularmente, eu recomendo! ^.~
Beijos Mil.
Isso se aplica a cabelos virgens tbm??
Minha filha é loira e seu cabelo está hiper ressecado,sem vida.
Qndo o cabelo dela era cacheado,era mais hidratado do q agora.Será q é pq não uso mais os produtos infantis??
Ela já vai fazer 9 anos,e tem mt cabelooo,não tem como continuar com os msms produtos,pq não dá vazão.
O cabelo dela é super natural,nunca rolou nenhuma quimica,oq vc me aconselha a fazer p dar uma boa hidratada??
Adorei seu post. Parabéns pela clareza dos detalhes.
Bjs
Ka, amo hidratação! Meus cabelos adoram!! Parabéns pelo post,amiga! Completíssimo, pra variar! Já te disse que seu blog é um manual pra mim, né? Aliás, quero pegar 1 dia inteiro (ou um fim de semana..rs)pra ler TODOS os seus posts! Adoro sua explicação detalhada. Olha, se seu blog virasse um livro, ia fazer muito sucesso! Pense nisso! “Acorda Bonita – O Manual para a beleza dos seus cabelos” uiiiaaa… já dei até o título…kkkkkkkkk
bjão amore!
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/
Karina, guria de Deus,
Sou sua fã.
Escreves de forma inteligente e acessível. Até parece trabalho de faculdade.
Te acompanho no face.
Parabéns
Bjs
Pingback: Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos | Acorda, Bonita!
Pingback: Antes X Depois com Sun In: Spray Clareador de Cabelos (Testei!) | Acorda, Bonita!
Pingback: Deva Gloves – Luvas para Secar Cabelos Cacheados | Acorda, Bonita!
Pingback: Os 10 Melhores Shampoos Sem Sulfatos | Acorda, Bonita!
Pingback: Ativador e Umidificador de Cachos Griffus Curly Effect – Resenha Completa | Acorda, Bonita!
Pingback: Você Sabe Qual é a sua Idade Capilar? - AGING CAPILAR | Acorda, Bonita!
Pingback: Como Escolher um Bom Cabeleireiro? – Dicas e Truques | Acorda, Bonita!
Pingback: Doenças Capilares: Tricorrexis Nodosa | Acorda, Bonita!
Pingback: One Condition e No Poo Deva Care: Versão mais “Potente” de Deva Curl | Acorda, Bonita!
Pingback: Em Busca do Platinado Perfeito, A Saga – Apontamentos e Alertas. | Acorda, Bonita!
Pingback: Como Platinar os Cabelos passo a passo, Parte 1: Descoloração – Em Busca do Platinado Perfeito. | Acorda, Bonita!
Pingback: Como Platinar Cabelos Cacheados Passo a Passo: 1 – Cacheadas podem ficar Platinadas? | Acorda, Bonita!
Pingback: O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes | Acorda, Bonita!
Pingback: Shampoos Sem Sulfatos Conseguem Limpar Silicones dos Cabelos? | Acorda, Bonita!
Pingback: Para Cachos Definidos: Dicas, Vídeos e Técnicas para Modelar Cabelos Cacheados | Acorda, Bonita!
Pingback: Diário De Uma Platinada: Recuperando os Cabelos da Descoloração – 2º Dia. | Acorda, Bonita!
Oi Ka!
Como sempre, textos excelentes e gostosos de se ler!
Amo sua saga sobre “Ser Platinada”… É uma vida não é mesmo? aahaha’ 😀
Abraços.
F.
Felipe, amigo, obrigada!!!!
Pois pois, não é à toa que chamamos de “SAGA”, êeee peripécia capilar mais ferrenha, sô! rs
Beijos Mil.
Pingback: Como lavar cabelos embaraçados sem quebrar os fios? | Acorda, Bonita!
Pingback: Teste: Seu Cabelo Cacheado Precisa de Ajuda? – Curly Girl Quiz | Acorda, Bonita!
Pingback: Guia de Manutenção e Tratamentos para Cabelos Platinados | Acorda, Bonita!
Estou lendo e lendo os artigos do AB e estou encantada com tanta informação. Sou “ruiva de farmácia” e luto constantemente contra o ressecamento causado pela tintura. Estou anotando todas as dicas.
Obrigada
Camila, minha linda, obrigada mesmo!!!
Fico tão feliz em saber que os posts do AB ajudam… feliz mesmo ^.~
Caaa, fica atenta, estamos preparando uma série de matérias sobre cabelos ruivos!!!
Beijos Mil!
Pingback: Hair Chalk – Como fazer mechas coloridas no cabelo com giz pastel. Chalking em detalhes, dicas e passo a passo. | Acorda, Bonita!
Pingback: Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados? | Acorda, Bonita!
Pingback: Sorteio e resenha Kit Absolut Repair L’Oréal com 4 itens – Acorda, Bonita! e Beleza Max | Acorda, Bonita!
Pingback: Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos | Blog Pérola Negra
Pingback: Para penteados modelados: Pomada Puro Luxo da Feito Brasil | Acorda, Bonita!
Pingback: Cabelos Cacheados - Como esperar crescer sem entrar em crise | Acorda, Bonita!
Pingback: Cabelos Cacheados – Como esperar crescer sem entrar em crise | Blog Pérola Negra
Ei Karina, que produto posso usar pra selar o meu cabelo depois de lavar com condicionador? Gostaria de algum óleo sem silicone ou álcool.. obrigado
Jonas, um bom leave in e/ou creme para pentear já cumpre a função 😉
Acho que de todas as Máscaras hidratantes para cabelos que eu usei essa da New Connect foi a que mais me deu resultados. vale a pena!
Pingback: Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios | Acorda, Bonita!
Pingback: Tipos de Cachos - Novo método de identificar e como usar a combinação Deva Curl ideal | Acorda, Bonita! - Moda e beleza para mulheres de conteúdo
Muito bom os seus esclarecimentos.Quanto mais informada,menos erramos.
Tania, Obrigada!
Que bom que você gostou ^^
Porque será que a Salon Opus escreveu na embalagem de seu shampoo Argan Marroco Oil, “shampoo hidratante”?
Andreia… Bom, várias empresas adotam este tipo de nomenclatura. Não que seja ao todo “errado”, na verdade quando um shampoo é dito “hidratante” ele apenas possui potencial menor de remoção de óleos e/ou equilíbrio na fórmula o qual repõe substâncias hidratantes ao mesmo tempo em que as tira ^^
Muito legal essas dicas de hidratação super ajudam na minha transição capila likei você no meu blog. http://elapensatambem.blogspot.com.br/
Natasha, obrigada pelo carinho!
Seu blog é uma graça <3
Esse post é otimo vai me ajudarrr muito!!!
achei um site que esta vendendo produtos para hidratação muito barata nesse site aqui
http://www.icosmeticosbrasil.com.br/
Olá! Devo passar condicionador antes de fazer a hidratação no cabelo? Ou a hidratação é depois do shampoo? Qual a ordem? Obrigada… bjos!!!
Pri, a ordem é:
1- shampoo
2- máscara
3- condicionador
4- seu leave in de costume
😉
Ka, após o condicionador, tem problema se eu aplicar como selante óleo de coco mecha a mecha e depois enxaguar só com água para tirar o excesso?
Claro que não, amore!
Aliás, mostrei algo parecido neste vídeo aqui em passo a passo: https://youtu.be/DJetglAISTY
beijos mil!
Muito bom, excelente post. Adorei a dica! 🙂
Bia, obrigada!