Além de estética, a cintura também denuncia como anda sua saúde!
Saiba mais sobre a relação entre circunferência da cintura versus vida saudável e aprenda receitas light à base de iogurte sem lactose para afinar a silhueta.
Amores, você já refletiram sobre os significados da circunferência abdominal? Que tal aprendermos a ouvir o que a cintura diz por detrás da vaidade? Visando ajudar-lhes ao menos um quinhão na luta em prol da saúde e autoestima, continuemos com a bossa do lactose free, pois introduzir o consumo de um iogurte sem lactose no cardápio diário é algo benéfico até mesmo para quem não possui intolerância à lactose. Por quê? Veremos as explicações ao longo do artigo.
Além da discussão ao redor da cintura, mostraremos o quão gostoso pode ser um cardápio elaborado com os Yogurts Danubio – iogurtes isentos de lactose, mas formulados à base de leite, os quais mantêm todas as propriedades nutricionais intrínsecas aos laticínios: elevado índice de cálcio e proteínas. Com esta novidade alimentícia pioneira no Brasil, é possível elaborar pratos nutritivos e de leve digestão para quem deseja cuidar da saúde e, de quebra, afinar a silhueta.
Conheça os detalhes deste lançamento em: “Intolerância à lactose – Quais os benefícios de um iogurte sem lactose, mas à base de leite?”
Antes de irmos direto ao prato principal, vamos agora digerir a entrada:
Gostosuras informativas à lá Acorda, Bonita!, compostas com ingredientes à base de “por quês” e “comos” .
Circunferência da cintura versus Saúde – Atente-se a esta relação!
Talvez algumas de vocês estejam pensando “Ah, anteontem o AB falou sobre moda pluz size e auto-aceitação e hoje me vem com dicas para afinar a cintura”. Amores, ambos os assuntos não se anulam. Não estamos tratando apenas de meras questões estéticas, a circunferência da cintura é considerado fator determinante para a saúde corporal.
Um estudo publicado em 2008 no New England Journal of Medicine, o qual envolveu 360 mil pessoas oriundas de nove países europeus, constatou que a cada 5 cm a mais na circunferência da cintura o risco de morte aumenta em 17% para homens e em 13% para as mulheres – dados obtidos por meio da comparação entre indivíduo com o mesmo Índice de Massa Corpórea. Ou seja, não apenas de IMC é feito um bom diagnóstico. Pelos dados da pesquisa subentende-se que pessoas cujo IMC enquadra-se dentro dos padrões de saúde, porém com a circunferência abdominal maior do que a média, apresentam maiores riscos de morte prematura.
Para medir o quanto de atenção sua cinturinha merece, vá à calculadora online do Saúde em Movimento e veja em qual coluna da tabela cabe seu abdômen: bit.ly/cinturaxquadril.
Então, você relaxou e seu cinto ganhou buracos a mais? Mãos à obra, pois tudo tem jeito!
E este jeito fica mega fácil de engolir com as receitinhas ao final do post.
Tanto para prevenir quanto para remediar teimosa barriguinha, exercícios físicos combinados a uma alimentação leve e equilibrada são as principais armas para o combate à gordura abdominal. Parece uma frase clichê, mas segundo a própria ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade) não há armamento melhor do que a combinação mencionada.
Por ser um alimento nutritivo e de fácil digestão, as receitas com o iogurte sem lactose da Danubio serão aliadas neste combate até mesmo para quem não possui intolerância à lactose! Outrossim, caso você seja (ou pretenda ser) uma adepta do fitness, os Yogurts Danubio são excelentes alternativas para a alimentação pré-treino, a qual deve ser leve e rica em proteínas – características inerentes a esta linha de iogurtes.
Circunferência da cintura X Intolerância à lactose – Por que intolerantes à lactose tendem a ter abdômen inchado?
No primeiro artigo sobre intolerância à lactose expliquei-lhes como ocorre o funcionamento da digestão da lactose em pessoas cuja produção de lactase é insuficiente. Para um entendimento mais amplo, recomendo a leitura do mesmo: “Intolerância à lactose – Quais os benefícios de um iogurte sem lactose, mas à base de leite?”
Fazendo um apanhado geral, podemos resumir a bossa constatando o seguinte:
I – A lactose, açúcar característico do leite, é uma molécula de açúcar complexa, a qual só pode ser devidamente digerida e absorvida quando quebrada em moléculas mais simples, glicose e galactose.
II – A responsável por efetuar tal quebra é uma enzima chamada lactase, produzida pelas células que revestem o intestino delgado. Porém os níveis de produção de lactase não são estáveis ao longo da vida, tendem a diminuir com o decorrer da idade. Aliás, o corpo pode até interromper definitivamente a geração da enzima, causando assim o nível mais elevado de intolerância à lactose.
III – Quando o corpo não consegue produzir níveis adequados de lactase, a síntese da lactose passa a ser realizada por bactérias presentes no intestino grosso, as quais atuam por meio de um processo chamado fermentação.
IV – A fermentação gera ácidos e gases responsáveis por acarretar os sintomas da intolerância à lactose (desconfortos abdominais, gases, náuseas, diarreia e até mesmo vômito) e, consequentemente, por dilatar o abdômen.
Pronto, os quatro pontos acima resumem e explicam o inchaço abdominal dos intolerantes à lactose.
Reiterando o explicitado na matéria anterior, segundo o Dr. Vladimir Schraibman, do Departamento de Cirurgia da Unicamp, a produção de gases provocados pela intolerância à lactose é tamanha que chega a distender o abdômen. “Parando de consumir leite e seus derivados, o intolerante à lactose pode perder alguns centímetros de circunferência abdominal em apenas sete dias”, diz Schraibman.
Bom, entrada servida. Agora vamos às receitas:
Receitas light e sem lactose – Afine a cintura com Yogurts Dabubio!
Sobremesas de baixa caloria à base de iogurte para intolerantes à lactose
Receita 1 – Bolo de iogurte fácil de fazer e de fácil digestão.
Ingredientes:
*2 potes do Yogurt Danubio Physalis
*1xicara de margarina light
*4ovos
*1 copo de trigo
*1copo de farinha de linhaça dourada
*1colher de sopa de fermento em pó
Preparo:
Coloque no liquidificador o iogurte, o óleo, os ovos, o açúcar e bata. Em seguida Acrescente a farinha, a linhaça e por último o fermento. Coloque numa forma e leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC por aproximadamente 35 minutos.
Espere esfriar ou aproveite enquanto está morninho para saborear um café da tarde leve e saboroso!
Dica: Sirva-o acompanhado do próprio Yogurt Danubio Physalis, assim o que já é bom ficará ainda melhor!
Saiba a composição e a tabela nutricional do Yogurt Danubio sem lactose Physalis em: bit.ly/danubiophysalis.
Receita 2 – Manjar de iogurte sem lactose com calda de morango
Ingredientes:
*250gramas de morango picadinho
*4 colheres de sopa de adoçante em pó
* 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
* 2 vidrinhos do Yogurt Danubio Integral
* 1 copo de leite desnatado (leite sem lactose)
* 5 colheres de coco ralado light
* água
Preparo:
Manjar – Hidrate a gelatina com 5 colheres de sopa de água, misture bem e leve ao microondas na potencia media por 15 segundos.
Na batedeira bata a gelatina dissolvida com os dois potes do Yogurt Danubio Integral, com o leite desnatado, 2 colheres de adoçante e o coco ralado light.
Coloque em formas individuais e deixe na geladeira por aproximadamente uma hora.
Calda – Misture uma xícara de água com 2 colheres de adoçante em fogo baixo por aproximadamente 4 minutos, acrescente os morangos bem picadinhos e cozinhe mais 8 minutos. Espere esfriar e coloque sobre o manjar
Dica: Você pode substituir o morango por outra fruta que preferir como: ameixa, manga, framboesa, entre varias outras.
Após tudo isso e só desenformar o manjar, colocar a calda de morango e papar tubinho sem peso na consciência!
Saiba a composição e a tabela nutricional do Yogurt Danubio sem lactose Integral em: bit.ly/danubiointegral
Receita 3 – Picolé de iogurte sem lactose com morango
Ingredientes
* 3 potes do Yogurt Danubio Morango
* 3 xícaras de chá de morango picado
Preparo:
Processe no liquidificador ou processador ate ficar homogêneo. Depois coloque em forminhas de picolé e leve ao freezer até endurecer (cerca de 2hrs).
Desenforme e refresque-se!
Saiba a composição e a tabela nutricional do Yogurt Danubio sem lactose Morango em: bit.ly/danubiomorango
Estão vendo, meninas? Não é preciso abrir mão de uma vida saborosa para conquistar uma cinturinha de pilão!
Você tem alguma receitinha leve e nutritiva? Divida conosco!
E, caso faça alguma destas receitas, conte-nos o que achou!
Continue a leitura!
Saiba detalhes sobre intolerância à lactose em: “Intolerância à lactose – Quais os benefícios de um iogurte sem lactose, mas à base de leite?” (o conteúdo vai além do título!)
Beijos mil.
Karina e Lina.
karinaviega@acordabonita.com
lina@acordabonita.com
facebook.com/acordabonita
Siga o AB no Bloglovin
Pingback: Eu e o Roller Derby: Esporte, patins, atitude e hematomas - Conheça! | Acorda, Bonita!
Amei o post! Descobri que tinha intolerância a lactose com 7 anos de idade e foi muito difícil pra mim, antes de descobrir eu vomitava muito e sempre estava passando mal. Ainda acho um pouco difícil achar bons produtos sem lactose. Adorei as receitas e a dica desse iogurte! Bjs
Obrigada, Ju!!!
Minha linda, imagino o quão difícil é… Mas, ainda bem que a ciência trabalha em nosso favor! (Bom, na maioria das vezes… rs)
Conte-nos como foi caso você faça alguma das receitas!
Beijos Mil.
quando a minha nutri em indicou o Danubio eu nunca nem tinha ouvido falar , me ajudou muito essas reportagens !
Que bom que lhe ajudou, Nay!
Generally I would not examine report upon blogs, having said that i prefer to state that this write-up extremely required us to perform so! Ones crafting tastes continues to be amazed my family. Thank you so much, very nice publish beleza.