Mesmo após anos atuando como blogueira de beleza, ainda fico boquiaberta com os resultados inesperados de alguns cosméticos. Assim aconteceu com a Máscara Facial Iluminadora de Argila Dourada da Bioart, um produto surpreendentemente maravilhoso!
Digo “surpreendentemente” porque máscaras de argila são corriqueiras em minha rotina de cuidados faciais, utilizo há tempos e com regular frequência, porém nenhuma me promoveu um resultado tão satisfatório quanto esta em pauta. A Máscara de Argila Dourada Bioart promove resultados imediatos desde a 1ª aplicação (os quais ficam ainda mais evidentes com o uso contínuo), a pele fica notoriamente revitalizada, mais firme e macia, com relevo e coloração cutâneos mais uniformes. Como se não bastasse, esta máscara facial possui formulação natural e vegana com matéria prima certificadamente orgânica e bioativos que atuam com ação anti-idade, antioxidante e anti-inflamatória.
Bom, o parágrafo acima já seria uma “resenha completa” na maioria dos blogs. Mas aqui no A,b! gostamos de entender os porquês, não? Então vamos aos detalhes:
Sobre a Bioart: “Beleza, bem estar, sofisticação e sustentabilidade!”
[pullquote width=”600″ float=”left”]Os biocosméticos Bioart são formulados com ingredientes naturais e orgânicos, desenvolvidos com a finalidade de tratar a pele de forma natural. A mulher Bioart se preocupa com beleza, bem estar e a sustentabilidade do planeta.[/pullquote]
Para quem ainda não conhece, a Bioart é uma empresa brasileira de biocosméticos a qual visa preservar os princípios de sustentabilidade ambiental e socioeconômica. Seus produtos não são testados em animais nem possuem ingredientes de origem animal, suas fórmulas são desenvolvidas com ingredientes majoritariamente naturais e orgânicos.
Além de cuidados com a pele, a Bioart também possui uma linha bem atrativa de maquiagem natural composta à base de “argila orgânica certificada” (explico-lhes o que isso significa no tópico “desvendando o produto” logo abaixo).
Nota (se você curte cosméticos orgânicos, leia!):
Visto que aqui no Brasil não há legislação que regulamente a produção de cosméticos naturais e orgânicos, agências regulamentadoras privadas são as responsáveis por certificar ao mercado se determinado cosmético é realmente natural; ou orgânico; ou composto por ingredientes orgânicos – Sim, há diferenças! Estou preparando um mega post (ou vídeo) para explicar tais diferenças.
Sendo assim, não sei lhes dizer se todos os produtos da Bioart são livres de substâncias sintéticas, pois não há selos de agências regulamentadoras como *ECOCERT e *IBD os quais ajudam a identificar a presença ou ausência de tais substâncias (há desenhos na embalagem, mas eles não são selos). Também devido à falta de informações oriundas de agências regulamentadoras, não posso afirmar que todos os ingredientes naturais presentes nas formulações realmente possuem origem orgânica. Cabe a nós confiarmos na marca. Bom, eu confio! Ademais, segundo fontes super confiáveis (Isa, beijo pra você!), a Bioart encontra-se em processo de certificação. Sendo assim em breve teremos algum selo na embalagem que nos ajude a identificar as características dos cosméticos da marca.
*ECOCERT e IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento) são duas das maiores agências regulamentadoras de cosméticos naturais e orgânicos presentes no Brasil. A ECOCERT foi fundada na França e tornou-se referência em termos de certificação orgânica no mundo (saiba mais AQUI); a IBD é 100% brasileira com reconhecimento internacional (saiba mais AQUI).
Máscara de Argila Dourada Bioart – Resenha
Segundo a marca:
[pullquote width=”600″ float=”left”]De efeito imediato, a Máscara de Argila Facial Dourada da Bioart deixa a pele desintoxicada, limpa e iluminada. Possui alta concentração de argila dourada. Rica em minerais e oligoelementos como magnézio, zinco, potássio e cobre que desempenham papel importante na formação do colágeno. Essa máscara multifuncional possui também o Resveratrol, um ativo antioxidante extraído da uva, além do Óleo Vegetal de Semente de Uva que hidrata e nutre a pele.[/pullquote]
Livre de parabenos, silicones e petrolatos.
Contém Argila Mineral Certificada e ingredientes orgânicos.
Indicado para todos os tipos de pele. Em peles sensíveis pode apresentar uma leve ardência que cessa rapidamente devido ao Resveratrol.
– A Sílica é um dos componentes do colágeno,que retêm a umidade, dando firmeza a pele.
– A Argila mineral auxilia na limpeza, esfoliação e no trtamento de manchas superficiais.
– O Zinco e o Cobre, presente na fórmula, potencializa outros ativos e promove a firmeza e elasticidade da pele.
– O Resveratrol, antioxidante e antiinflamatório natural extraído da casca e das sementes das uvas tintas. Possui ação preventiva no combate as rugas e marcas de expressão.”
Máscara Facial Iluminadora de Argila Dourada Bioart: Desvendando o produto
Como curiosa nata, ao ler “Contém Argila Mineral Certificada e ingredientes orgânicos” na descrição oficial do produto, pensei: Certificada por quem? Além disso, vários sites pela web alegam que os produtos da Bioart contém “argila mineral orgânica”. Como assim “mineral orgânico” se a classificação química dos elementos nos diz que algo mineral não pode ser orgânico e vice versa? Então começaram as pesquisas. Passei 2 horas conversando com o Mister Google e ele não me disse tudo que eu queria saber. Por fim resolvi conversar com minha “guru” de beleza orgânica, a Isadora Caporali da Sublime Rituais de Bem Estar, quem com carinho terminou de sanar minhas dúvidas. Vamos lá:
Do ponto de vista químico, o termo “mineral orgânico” é incorreto, pois o mineral que está presente numa molécula “inorgânica” (sulfato de zinco, por exemplo) é o mesmo que o presente numa molécula “orgânica” (complexo zinco-aminoácido). O que difere as duas moléculas é a parte que está ligada ao mineral. Porém do ponto de vista cosmético um mineral pode sim ser considerado orgânico ou inorgânico, não pelo mineral em si, mas sim pela sua forma e fonte de extração.
A IBD e ECOCERT são concordantes quanto à autorização de matéria-prima de origem mineral como componente de cosméticos naturais desde que o processo de obtenção das mesmas não provoque danos ambientais. E para um mineral ser considerado “orgânico” o mineral em questão, além de não provocar danos ao meio ambiente quando extraído, também deve ser oriundo de fontes que não utilizem nenhum tipo de agrotóxicos no cultivo do solo.
Já no que concerne à certificação, a fonte da argila utilizada nos cosméticos da Bioart é a Terramater. A Terramater é a única fonte de argila orgânica do Brasil (eles distribuem tal matéria prima para diversas empresas orgânicas ou naturais) e sua argila é certificada pela IBD. Ademais, coincidência ou não (aposto no “não”), a linda Soraia Zonta, criadora da Bioart, também foi diretora da Terramater.Saiba mais sobre a Terramater AQUI.
Composição/ingredientes da Máscara de Argila Dourada Bioart
[disclaim]Composição da Máscara de Argila Bioart: Argilla/Montmorillonite/Kaolin/Mica, Aqua, Propanediol, Cetyl Alcohool, Cetyl Palmitate, Cetearyl Olivate, Sorbitan Olivate, Sorbitan Palmitate, Tocopherol, Ethyhexyl Olivate, Vitis Viniifera Seed Oil,/Resveratrol, Glyceryl Caprylate[/disclaim]
Benefícios da Argila Dourada (ou amarela) de do Resveratrol para a pele:
A argila dourada (também chamada de argila amarela) pode ser usada em todos os tipos de pele, no entanto é mais indicada para peles secas e maduras devido aos benefícios que ela proporcionará.
A presença do silício em sua composição torna a argila dourada um excelente “rejuvenescedor”, pois consiste num elemento catalisador na formação do colágeno da pele o qual, por consequência, aumenta a elasticidade cutânea reduzindo e prevenindo as rugas. O silício auxilia também na reconstituição dos tecidos cutâneos e atua como adstringente, desintoxicante e purificante. O ferro e o potássio também presentes neste tipo de argila têm a capacidade de manter a hidratação na pele, nutrindo-a, tonificando-a e dando elasticidade.
A argila amarela (ou dourada) possui ação antiinflamatória, calmante e cicatrizante, fato que torna esta máscara ideal para acalmar a pele após processos como depilação e peeling mecânico (o peeling químico requer mais atenção, somente um dermatologista ou o esteticista responsável por executá-lo podem lhe dizer quais tipos de tratamentos pós peeling não acarretarão algum tipo de reação química indesejada), e também para tratar lesões acneicas, pois além de possuir ação anti-inflamatória, a argila dourada auxilia também na redução de manchas e absorção da oleosidade, muitas vezes o principal motivo do aparecimento de espinhas, sem desidratar a pele.
Outro importante componente da Máscara de Argila da Bioart é o Resveratrol, um antioxidante natural extraído de uvas tintas o qual possui ampla atuação no tratamento da pele. Por causa de tal componente a Máscara da Bioart pode causar leve ardência quando aplicada, porém a ardência só dura alguns instantes. Não irei me prolongar, pois esta resenha já está ficando gigantesca! Há um artigo fantástico sobre o Resveratrol no site Cleber Barros AQUI.
Máscara Facial Iluminadora de Argila Dourada Bioart: Impressões
Você acredita quando o apelo de marketing de algum cosmético alega “resultado imediato”? Pois bem, nem eu. Por isso fiquei tão surpresa ao aplicar a Máscara Facial de Argila Dourada Bioart pela primeira vez, pois logo ao retirar o produto do rosto parecia que minha pele havia sido submetida a semanas de intensos cuidados faciais. Sério, meninas! Foi algo absurdo. Foi como entrar um num buraco de minhoca, viajar no tempo, abrir os olhos e me deparar com uma pele nova! (Ok, agora viajei meeesmo…).
Conforme escrevi lá no início desta resenha, a Máscara de Argila Dourada Bioart promove resultados imediatos desde a 1ª aplicação (os quais ficam ainda mais evidentes com o uso contínuo), a pele fica notoriamente revitalizada, mais firme e macia, com relevo e coloração cutâneos mais uniformes.
Há quem diga pela web que a Máscara de Argila da Bioart também atua contra olheiras. Bom, eu não percebi nenhuma ação neste sentido, porém devo mencionar que minhas olheiras são as chamadas “olheiras genéticas” – aquelas originadas quando a pele ao redor dos olhos é tão fina e translúcida que a coloração dos capilares sanguíneos transparece escurecendo a região periorbitária.(falei mais sobre o assunto em “como maquiar olheiras escuras e arroxeadas”). Portanto, caso as olheiras em questão sejam formadas por escurecimento local devido à exposição solar (neste caso as olheiras tendem a possuir coloração amarronzada), acredito sim que a Máscara Dourada possa ajudar a clareá-las.
Esta máscara de argila já vem pronta para o uso. Sua textura é bem densa, porém macia e mais fácil de aplicar do que aparenta.
Máscara Facial Iluminadora de Argila Dourada Bioart: Embalagem
A Máscara de Argila Dourada da Bioart vem num potinho de vidro reciclável com 30 ml, parece pouco, mas uma fina camada de produto dá conta do serviço. Já utilizei a minha umas 8 vezes e não cheguei nem na metade do pote. O tamanho do pote é ideal para ser carregado nas bolsas de profissionais de beleza; aplicá-la antes da maquiagem é um truque de mestre em termos de preparação prévia da pele.
Além do pote de vidro, a Bioart também disponibiliza a versão em sachê, a qual na verdade é o refil do produto. O sachê contém a mesma quantidade do pote e é uma opção mais barata, entretanto não é tão fácil de guardar de forma segura após o uso. Além disso, meninas, o potinho de vidro com tampa dourada é um luxo!
Máscara Facial Iluminadora de Argila Dourada Bioart: Modo de aplicação
Eu utilizo da seguinte forma (não precisa ter os produtos que menciono, pode usar aqueles que você já possui sem problemas!):
– Lavo o rosto com o sabonete esfoliante da Cativa Natureza (falei sobre ele AQUI);
– Aplico uma fina camada da Máscara de Argila Dourada Bioart sobre o rosto enxuto
– Pauso por 20 minutos e enxáguo em água fria.
– Logo após é hora de aplicar algum hidratante bem potente no rosto. Nos últimos dias ando utilizando a dupla Sérum Anti-idade + Hidratante Facial de Acaí da Ikove (ambos 100% naturais, veganos e com insumos orgânicos certificados – Saiba mais na e-Cosmetique AQUI)
Super dica: Ritual Detox da Sublime Rituais de Bem estar
A Máscara de Argila Dourada e o Sabonete Esfoliante da Cativa vêm na Ritual Box Ritual Detox da Sublime (esta da foto acima) em conjunto com outros produtos naturais maravilhosos por um preço bem atraente. E utilizando o cupom “ACORDABONITA” acaba saindo com 10% de desconto, ebaa!
[disclaim]- Confira a caixa Ritual Detox na loja da Sublime AQUI.
– Confira mais informações na resenha “Ritual Detox: Desintoxicação facial com produtos orgânicos passo a passo”.[/disclaim]
Quanta coisa boa num potinho só, não? Estou apaixonada pela Máscara Facial Iluminadora de Argila Dourada da Bioart e super curiosa para testar outros produtos da marca.
[disclaim]A Máscara Facial Iluminadora de Argila Dourada da Bioart possui duas versões. A versão em pote (R$: 46,00) e o refil em sachê (R$: 25,00). Ambas versões vem com 30 ml, encontram-se à venda na Loja da Sublime Rituais de Bem Estar AQUI, e podem ser adquiridas com 10% de desconto ao utilizar o cupom “ACORDABONITA”.[/disclaim]
E você, gosta de máscaras faciais de argila? Já usou algum produto da Bioart? Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte-me tudo!
Artigos que podem lhe interessar:
– Como cuidar da pele aos 25 + Minha rotinha de cuidados faciais
– Ritual Detox: Desintoxicação facial com produtos orgânicos passo a passo
– Ritual Box “da Sorte”: Ritual de beleza com cosméticos naturais
– Tratamentos Faciais The Body Shop: Qual é o mais indicado ao seu tipo de pele
– Como maquiar olheiras escuras e arroxeadas passo a passo
Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]
Ka, não é bem o assunto do post, mas eu tenho olheiras como as suas e sinto que isso atrapalha a maquiagem dos olhos pois já começo com um tom escuro. Como minha pálpebra é gordinha, corretivos acabam diminuindo a duração da sombra pois acumulam na dobrinha do côncavo, principalmente pq minha pálpebra vai ficando oleosa ao longo do dia. Você conhece/usa algum produto que possa me ajudar a uniformizar a cor da pele para que isso não interfira na cor das sombras?
Kelly, lhe entendo plenamente!
Já escrevi um post recheado de dicas para maquiar olheiras arroxeadas, este aqui: http://www.acordabonita.com/2014/07/como-maquiar-olheiras-escuras-e-arroxeadas-passo-passo-foto-tutorial/
Leia com carinho todos os tópicos, podem ajudar bastante!
Quanto à pálpebra, utilize um primer de olho bem potente como o da Urban Decay ou o da Mary Kay. ^^
OLá Karina!
amei o post da máscara ate comprei, mas o 10% de desconto só é dado no valor acima de R$ 50,00. E como a mascara custa R$ 46,00 não consegui o desconto.
Que pena.
bjus,
Poxa, Poli, não havia me atentado para isso, vou verificar com a sublime!
Mas espero que você goste da máscara da bioart ^^
Beijos mil!