Meninas cacheadas, por que as dúvidas sobre como cuidar dos caracóis parecem não ter fim? Cabelos cacheados são realmente tão difíceis de lidar? Venham comigo, pensemos juntas.
Ao escrever o artigo “Os maiores erros ao cuidar dos cabelos cacheados” (vale a leitura!), essas perguntas surgiram como parte da introdução. Contudo, o que era introdutório fugiu do seu fim inicial e virou um assunto além. Talvez eu tenha viajado na escrita, mas creio ser uma viagem proveitosa para todas que já se perguntaram a respeito da aparente dificuldade em cuidar dos cachos.
Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados?
Questão: Não obstante cada site ou blog de beleza já tenha publicado ao menos um artigo abordando este tema, dúvidas sobre como cuidar dos cabelos cacheados são intermitentes.
Questionamentos: Por que isto acontece? Cuidar de cabelos cacheados é tão difícil ao ponto do montante de informações não sanar as dúvidas? O problema realmente reside nos cabelos cacheados ou será que tem algo de errado com as informações fornecidas?
Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados? – Deliberação
Amores, por experiência vivenciada e observada: NÃO, não há problema algum com os cachos, tampouco cabelos cacheados são demasiadamente difíceis de cuidar.
Além das experiências empíricas, pensemos em termos de transmissão genética. O gene que determina o cabelo crespo é dominante sobre o gene que determina o cabelo liso. Por isso casais formados por um parceiro de cabelo liso e outro de cabelo cacheado tendem a originar filhos de cabelos cacheados. E, levando em conta os princípios da evolução, isto não ocorreria caso configurasse uma dificuldade, pois tudo que dificulta a vida incide sobre a luta pela sobrevivência e, por consequência, desaparece por meio da seleção natural.
Assim sendo, conclui-se que não há nada de errado com cabelos cacheados – pelo contrário! Posso estar falando abobrinha, mas isto me fornece a uma boa linha de raciocínio. Ademais, também encontramos na sabedoria popular um argumento: “Deus dá o frio conforme o cobertor”. Ou seja, nada que é tão natural deve ser origem de dificuldades.
Pronto, primeira opção descartada.
Então, se o problema não está nos cachos, podemos deduzir que o montante de informações é deficiente? Talvez. O conceito de eficiência depende de variáveis como a) O que você precisa, e b) O que a informação lhe fornece. Caso o artigo/post/texto/frase venha a lhe suprir e/ou condizer com as suas necessidades, não há deficiência. Caso contrário, há.
Retomando ao fato das dúvidas infindáveis versus montante de textos sobre o assunto, logo supomos que predomina a deficiência sobre a eficiência das informações. Mas onde reside tal deficiência? Pensemos por meio da brincadeira abaixo:
Abram o Mr. Google e digitem “Cabelos Cacheados”, deem uma olhadela diagonal nos resultados das primeiras páginas. Além das propagandas e da tag Cabelos Cacheados do nosso AB, o que vocês encontraram? Apareceu alguma novidade, curiosidade ou fato que agregue valor aos seus conhecimentos? Caso tenha, por favor, digam-me! Pois nas 10 primeiras páginas da busca apenas encontro artigos genéricos. Alguns são bons, por vezes interessantes, porém soam-me como se todos estivessem cantando a mesma canção com ritmos diferentes.
Entre o tanto, eis onde reside a deficiência, nenhum deles diz aquilo que você realmente precisa saber: Não há mistérios, segredos, mandingas tampouco há a necessidade dos mesmos para aprender a cuidar dos cabelos cacheados. O que existe é falta de ACEITAÇÃO.
Não coloco este termo no sentido de comodismo. Não digo que é preciso aceitar um cabelo estragado, mastigado e cuspido como um estigma incurável. Não digo para deixar os cuidados de lado e viver ao vento até que seus cachos virem dreadlocks (nada contra a genuína cultura rastafári, isto não está em cheque aqui). Digo apenas que falta estímulos por parte dos veículos de comunicação para fazer com que as cacheadas aceitem as características inerentes aos seus cabelos.
Cabelos cacheados SÃO volumosos, assimétricos, ressecados e delicados. Tais fatores SÃO características, NÃO são defeitos. A dificuldade existirá a partir do momento em que se desvirtua a equação e passa-se a encarar algo que caracteriza como algo que problematiza. Dessa forma origina-se a não aceitação e a busca incessante por corrigir o que não requer correção e sim cuidados adicionais.
Cuidados adicionais não são difíceis, o difícil é querer “curar” o que não é para ser curado.
Exemplificando:
Arrumar cabelos cacheados será difícil caso a pessoa encare o volume da madeixas como um problema a ser sanado;
Modelar cabelos cacheados será difícil caso o intuito seja atingir cachos perfeitamente simétricos ao longo de toda cabeça;
Hidratar cabelos cacheados será difícil caso o intuito seja encontrar algum tratamento que acabe de vez com o ressecamento dos cachos;
Em suma, cuidar dos cabelos cacheados somente será tarefa difícil quando o objetivo for eliminar aquilo que lhe é característico.
Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados: Conclusão
A dificuldade não reside nas informações concedidas (mesmo que a maioria delas não diga o necessário), tampouco está nos cabelos cacheados. A dificuldade existe quando ela é “inventada”, quando a diferença é vista como um problema a ser corrigido.
Cuidar de cabelos cacheados não é difícil. O difícil é ACEITAR que seus cabelos são diferentes e, portanto, requerem posturas diferentes. Apenas cuidar dos cabelos cacheados de forma diferenciada não será eficaz, é necessário mudar a postura com a qual se encara os cachos.
A receita para cuidar de cabelos cacheados é: ACEITAR e ASSUMIR – exatamente nestes verbos reside a tal da dificuldade.
E você, concorda com a reflexão acima? Onde mora a sua maior dificuldade para cuidar dos cabelos cacheados? Divida sua experiência conosco!
Continue e leitura cacheada com:
– Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados
-Para Cachos Definidos – Dicas, Vídeos e Técnicas para Modelar Cabelos Cacheados
-Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos
-Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição.
-Teste: Seu Cabelo Cacheado Precisa de Ajuda? – Curly Girl Quiz
Beijos mil,
Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
facebook.com/acordabonita
instagram @acordabonita
Gosta do AB? Siga-nos no Bloglovin!
Karina,
Você é realmente FANTÁSTICA !!!
Ler o que você escreve, da forma que você escreve, já é uma delícia! Mas este seu posicionamento é mais que fundamental. Esta é a “raiz do problema” que não deveria ser “problema”… É preciso coragem para abordar este tema desta forma aberta e super sincera. Já chorei muito em minha adolescência por meu cabelo não ser “lisinho”. Fiquei feliz quando as “progressivas”e as “inteligentes”chegaram… Mas conforme meu cabelo foi ficando cada vez mais liso, chapado, mais difícil de fazer penteados diferentes, e daí comecei a ficar de olho nos “cachos” outra vez… Acho que envelheci e a mídia não me atormenta mais, ou envelheci e cansei de “fazer escova”, ou talvez por ter envelhecido tenha-me chegado a “sabedoria ou o auto-conhecimento” e finalmente me ACEITO COM CABELOS CACHEADOS!!!
Espero e desejo que sua voz virtual ganhe força, ganhe espaço e ganhe o Mundo! Espero todas escutem o que tem a dizer e sejam livres e felizes como hoje eu sou. Obrigada por suas palavras!
PS: Sou Biomédica e o que você falou sobre Genética , nada tem de abobrinha…é absolutamente correto seu raciocínio. Parabéns!
Um forte abraço ,
Diva
Diva, minha linda, hoje de manhã acordei e a primeira coisa que li foi o seu comentário…
eu quem tenho que dizer: OBRIGADA!
os dizeres de vocês mudam completamente como encaro o dia. Sei que muitas tem vergonha de comentar, mas a cada comentário que chega ganho ainda mais força!
Obrigada mesmo! o AB é feito com carinho e dedicação para vocês, é por vocês que ele existe ^.~
Além dos elogios sinceros, fico ainda mais feliz ao ler “finalmente me ACEITO COM CABELOS CACHEADOS!!!”. Caramba, amor, isto não tem preço!!!
Flor, também já chorei muito na escola por não ter o cabelo lisinho das coleguinhas de classe, chegava a achar que por este motivo eu era inferior do que as outras. Soa como besteira para quem nunca passou por isto, mas é algo extremamente corriqueiro e que deixas marcas pelo resto da vida!
Ainda bem que aprendemos a fazer limonada com os limões! rs E a cada dia a limonada fica melhor!
Já contei um pouquinho sobre isto neste post aqui: http://www.acordabonita.com/2012/08/aprenda-a-amar-seus-cachos-eu-e-meu-cabelo/
Um abraço de urso para você!!!
Concordo em parte! Você tem sempre que estar procurando melhorar e não simplesmente aceitar o cabelo como ele é. Achei muito interessante de ler, mas na prática não é assim não. O cabelo crespo dá trabalho sim. Mas com cuidados corretos dá para melhorar muito o ressecamento e o frizz. Aliás, seu cabelo é cacheado, não é? De crespo nem passa perto!
Renata, exatamente isto que escrevi no artigo 😉
O “problema” em cheque é tratar característica como defeito, aí sim reside o erro. Tanto para cachos, quanto para crespos ^^
Beijos
É isso mesmo Karina, falta aceitação. Todas as cacheadas já devem ter passado por questionamentos como “por que você não alisa seu cabelo? Ia ficar muito bonito”, etc… A gente chega no cabeleireiro e sempre tem alguém que sugere um tratamento para controlar o volume do cabelo. Se a gente aceitasse as características do cabelo cacheado como características e não como defeitos pouparia muito sofrimento. Parabéns pelo novo formato do blog e pelas matérias, todas bem feitas e bem escritas. Está tudo muito bom! Parabéns!
Dayane, amore, obrigada!!!
Melhoramos o AB com carinho para vocês <3
Minha linda, é verdade, até mesmo os profissionais PRECISAM entender de fato o cabelo cacheado para pararem de dar sugestões estapafúrdias como estas...
Também ouço coisas como "ah, um relaxamentozinho só para soltar os cachos", unff!!! rs
Bom, se eles não fazem a parte deles, façamos nós a nossa e estejamos preparados para quando vieram com este tipo de falácia... rs
Beijos mil!
Olá!
Um dos grandes problemas do cabelo cacheado é que a maioria das pessoas usam produtos comuns quando o correto é usar uma linha profissional de tratamento para cabelos cacheados como este http://augecosmetica.com.br/departamento/404568/Cabelos-Cacheados, eu uso e consigo deixar meus cachos bem bonitos.
Flor, concordo que usar uma boa linha de produtos faz diferença ^.~
Mas esta aí não conheço :/
Beijos
Pingback: Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados | Acorda, Bonita!
Eu concordo! Não há dificuldade nenhuma em cuidar de cabelos cacheados, a aposta é sempre em uma boa hidratação já que os cabelos cacheados perdem bastante umidade. E para isso eu utilizo a linha Nutriseduction da Alfaparf, é um completo e inovador sistema desenvolvido para restaurar o indispensável equilíbrio hídrico nos cabelos cacheados.
Estas fórmulas de nutrição foram perfeitamente associadas para forneceder a dose ideal de umidade e proteínas essencias para os cabelos cacheados que tendem a perder umidade, principalmente nas pontas.
Possui proteínas que restauram as deficiências hídricas de todo o fio e promovem um banho de renovação e suavidade para os cabelos; lipídeos que criam uma efetiva barreira sobre a superfície do fio protegendo-a do ressecamento; vitaminas e minerais que estimulam a energia desde a sua origem.
Amanda, valeu pela dica!
Conheço a Linha Nutre seduction, gostei bastante de alguns itens ^.~
Beijos Mil.
Pingback: Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos | Acorda, Bonita!
Incrível o texto, se a pessoa se aceitar e se amar tudo fica fácil.
Obrigada, flor!!! Isso mesmo!
😀
Pingback: Deva Gloves – Luvas para Secar Cabelos Cacheados | Acorda, Bonita!
a minha maior dificuldade tem sido o corte certo. agora tirei o volume com navalha será que acertei? estou me sentindo melhor.
Vanda, flor, se você está se sentindo bem, é claro que acertou ^^
Pingback: Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados? | Blog Pérola Negra
Pingback: Cabelos Cacheados - Como esperar crescer sem entrar em crise | Acorda, Bonita!
Pingback: Para Cachos Definidos: Dicas, Vídeos e Técnicas para Modelar Cabelos Cacheados | Acorda, Bonita!
Pingback: Como acabar com o frizz dos cabelos – Explicação definitiva e dicas infalíveis | Acorda, Bonita!
Querida, estava decidida a fazer uma quimica apos anos com bons produtos e o ano de 2013 inteiro cuidando dos cabelos em um dos melhores saloes de Brasilia e nada de resultado (soh um brilhinho e uma maciezinha). Agora, conhecendo e lendo seu blog (sem parar desde ontem, rsrsr) com uma nova esperanca. Pq este site eh tudo que os outros de cacheadas nao sao. REALISTA!!!!! PARABENS
Elizeth, nossa, OBRIGADA! 😀
Minha linda, há fases em que nossos cabelos parecem não ter jeito algum…
Mas com paciência, carinho e técnica a gente consegue!
Sempre que tiver dúvidas, não hesite em entra em contato!
Beijos mil.
Pingback: Tipos de Cachos - Novo método de identificar e como usar a combinação Deva Curl ideal | Acorda, Bonita!
Realmente, cuidar dos cachos é mais fácil do que parece, mas o mais importante é antes de tudo, aceitar como ele é, e não ficar tentando mudá-lo. Beijos http://manualdoscachos.blogspot.com.br/
certíssimo 🙂
Concordo plenamente com seu ponto de vista. Meu cabelo passou a ficar muito mais bonito para mim e mais fácil de eu cuidar quando eu aceitei o meu tipo de cabelo! Adorei seu post!!!
Cristiane, que bom! Aceitação muda MUITO.
Beijos mil
Pingback: Linha Natura SOU Cachos Modelados: Resenha e Análise de Ingredientes | Acorda, Bonita! - Moda e beleza para mulheres de conteúdo
Olá Karina,
Conheci hj o seu blog e me apaixonei rsrsrs…
O que li condiz com que acredito… Amo meus cachos como são, é minha identidade.
Obrigada por nos inspirar!
Deus Abençoe!
Bruna, que bom acordar e ler um comentário assim!
Obrigada a você pelo carinho ^^
Olá, post interessante.
Enquanto eu lia esse post, percebi algumas coisas que gostaria de compartilhar com a escritora. Não sei se alguém já disse isso antes, mas acho que é um comentário válido de que a autora pode tirar proveito.
Gostei muito das ideias expostas pois você enfatizou de forma exata, qe é excelente no entendimento. Porém eu senti dificuldade de seguir a leitura pelo seu vocabulário rebuscado, algumas palavras parecem cones de trânsito no meio do raciocínio (imagine aquele barulho de virada brusca do carro), foi o melhor jeito que achei de explicar a sensação. Bom, as vezes vc não está disposta a abrir mão desse estilo de escrita, mas se aceitar a experiência…
Você coloca as palavras de forma exata, mas palavras simples só iriam potencializar esse efeito, o que ajuda muito na comunicação com o público 🙂
Bia, adorei seu comentário! De verdade! Especialmente a analogia com “cones de trânsito”, me soou tão poético 😀
Bom, juro que tenho, mas para mim é bem mais complicado escrever sem rebuscamentos, pois até meu próprio jeito de falar é assim.
Todavia, obrigada pelo alerta. Não sei se conseguirei cumprir, mas posso me policiar ^^
Beijos mil.
Hoje eu só quero te agradecer. Eu precisava disso pra me aceitar.
<3
Kah ja fiz de tudo no meu cabelo, mais eles continuam ressecados e os cachos indefinidos. Não sei mais o que fazer.
Le… Tem vários posts aqui no blog que podem lhe ajudar…
Vai em http://www.acordabonita.com/tag/cabelos-cacheados
e tenha carinho e paciência, uma hora vc encontrará seus meios ^^